segunda-feira, 12 de maio de 2014

Revista Itaytera

Emerson Monteiro

Editada pelo Instituto Cultural do Cariri, a revista Itaytera disponibiliza um bom acervo de estudos quanto a literatura, história, antropologia e cultura da região do Cariri cearense. Circulou com seu primeiro exemplar em 1954, ano seguinte à fundação, em Crato, Ceará, do ICC, a 04 de outubro de 1953, por iniciativa dos intelectuais J. de Figueiredo Filho, Irineu Pinheiro, Pe. Antônio Gomes de Araújo e Raimundo Girão, instituição que reúne apologistas da arte, cultura e ciência de abrangência regional, além de promotores do desenvolvimento social ambientalmente sustentável. Atualmente, congrega  mais de uma centena de associados fundadores, efetivos, efetivos acadêmicos, correspondentes, honorários e beneméritos, distribuídos  em cinco secções: letras, ciências, folclore, artes e ofícios e filosofia.

No ano seguinte à sua criação, o órgão lançava esse livro-revista que preenche espaço de pesquisa essencial ao conhecimento do Cariri, preservando a memória dos valores imprescindíveis à formação de mentalidade universalista da comunidade durante todo tempo.

Até o ano de 2000, circularam 44 números da publicação. Em 2014, marco comemorativo dos 250 anos da fundação de Crato, a publicação circulará sob 45, equivalente ao período de 2001 - 2014, quando seguirá, ano após ano, em ritmo regular.

Com temas abrangentes da Região, atualizará notícias relativas à ampliação do quadro de membros do instituto e enfocará desde paleontologia a matérias históricas inéditas e de interesse do grande público, edição substanciosa e digna da fase antecedente.

Entre as iniciativas do ICC, se destacam: a fundação do Clube de Amigos do Folclore, a criação do Festival Folclórico do Cariri, a promoção do Seminário de Estudos do Cariri, a criação, com a Prefeitura Municipal do Crato e o Museu Itaytera, da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, além da participação efetiva em ações visando o desenvolvimento regional.

Um comentário:

  1. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteira
    telas mosquiteiro

    As telas mosquiteira sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.

    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira São Paulo
    telas mosquiteiro São Paulo
    telas mosquiteira granja viana
    telas mosquiteiro granja vinana
    telas mosquiteira cotia
    telas mosquiteiro cotia
    telas mosquiteira sao paulo
    telas mosquiteiro sao paulo

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir